Formação de Gestores Escolares e Organizações de Pessoas com Deficiência em Educação Inclusiva – MAPUTO

Relatório da Formação de Gestores Escolares e Organizações de Pessoas com Deficiência em Educação Inclusiva - MAPUTO

Nos dias 21 e 22 de Outubro de 2020, no âmbito do programa Juntos Pela Inclusão, o Fórum das Associações Moçambicanas das Pessoas com Deficiência (FAMOD), junto da Associação dos Cegos e Amblíopes de Moçambique (ACAMO), seu parceiro, organizou uma formação em educação inclusiva destinada aos gestores escolares bem como aos membros de diferentes associações do FAMOD. A formação decorreu na cidade de Maputo (Hotel Tivoli) e teve uma duração total de 14 horas. Dentre os formandos destacou-se a presença da directora da Escola Secundária Solidariedade, representantes dos serviços distritais de educação e alunos/estudantes com deficiência membros de organizações filiadas ao FAMOD.

Este treinamento teve como principal objectivo munir os formandos de ferramentas que os permitirão conhecer as principais características de uma educação que se quer inclusiva. Para o efeito, os formadores trouxeram os principais pontos de divergência entre a educação especial, integrada e inclusiva, bem como os diferentes modelos de deficiência (médico, caritativo e social/direitos humanos) e o modelo que mais cria espaço para o florescimento de um sistema de educação inclusivo (modelo social/direitos humanos).

Espera-se que os formandos disseminem os conteúdos aprendidos no seio das escolas onde frequentam, enquanto estudantes, bem como enquanto profissionais das mesmas, de modo a garantir uma mudança paulatina do sistema educativo no nosso país.

Share on facebook

Artigos relacionados