Formação dos Observadores das Províncias de Maputo e Manica

Formação dos Observadores das Províncias de Maputo e Manica

No âmbito do Programa Juntos pela Inclusão (Together for Inclusion/TOFI), o Fórum das Associações Moçambicanas das Pessoas com Deficiência (FAMOD) realizou, junto dos seus parceiros de consórcio (Associação dos Cegos e Amblíopes de Moçambique – ACAMO e a Save the Children Moçambique), uma formação de observadores na província de Gaza, distrito de Bilene. 

Os observadores consistem de um grupo sénior de profissionais da educação que têm como missão fazer visitas às escolas piloto do programa TOFI, nas províncias de Maputo e Manica, de modo a verificar o nível de inclusão das mesmas bem como promover advocacia em todos os níveis para revisão curricular de forma que este seja inclusivo.

 

Formação dos Observadores das Províncias de Maputo e Manica

O grupo de observadores é consideravelmente misto, fazendo parte dele, quadros seniores do Ministério de Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), a Magnifica reitora da UniPúngue, professores, membros das OPDS e quadros do instituto de formação de professores de Maputo e Manica. 

O treinamento durou três dias (17 de Novembro de 2020 – 19 de Novembro de 2020) e levou um total de 22 horas. Espera-se que os observadores formados colaborem com os esforços do Programa Juntos Pela Inclusão em tornar a educação inclusiva uma realidade no nosso país quer durante o ciclo de vida do Programa Juntos pela Inclusão bem como depois do termo deste.

Share on facebook

Artigos relacionados

Lançamento do Relatorio Sombra em kaya kwanga

Relatório Sombra

Lançamento do Relatório Sombra

Relatório da Sociedade Civil que tenta apurar o nível de implementação da convenção em Moçambique.

Relatório Sombra

Mais sobre Direitos Humanos
Mais sobre o FAMOD
Explore Mais