No dia 04 de Dezembro de 2020, o Fórum das Associações Mocambiçanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD), juntamente da Associação Moçambicana dos Cegos e Amblíopes de Mocambique (ACAMO), facultaram treinamento a uma equipe de gestores escolares da Escola Secundária da Solidariedade bem como membros do comité comunitário de proteção à criança do distrito Municipal ka Mavota.
A formação foi no âmbito da implementação do programa de educação inclusiva, onde os formandos foram introduzidos ao conceito de educação inclusiva, tipos de educação e suas diferenças – educação especial, integrada e inclusiva, modelos de deficiência bem como as barreiras a inclusão.
A formacão teve uma duração de 04 horas (10h-00 as 14h00) e teve lugar na Escola Secundária da Solidariedade. A formação teve como principal objectivo fazer que os gestores escolares estivessem familiariazados com a abordagem da educação inclusiva bem como garantir que estes adoptassem práticas inclusivas de educação durante o processo de ensino. A formação teve, igualmente, como objectivo consciencializar os comités comunitários de proteção da criança a adoptarem uma postura de advocacia pelos direitos das crianças com deficiência no seio das suas comunidades de intervenção.
Previous
Next