Apresentando a11y.co.mz, nossa campanha para maior inclusão digital em Moçambique

Campanha de acessibilidade dos websites
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nos últimos meses, associamo-nos à organização sem fins lucrativos Data4Change, sediada no Reino Unido, para realizar uma investigação baseada em dados sobre o estado da acessibilidade dos sites em Moçambique.

 

Para isso, realizamos testes automatizados de acessibilidade em 18.704 páginas em 90 sites importantes de Moçambique, incluindo serviços importantes do governo, sites de notícias de saúde e compras online.

 

Os resultados estão disponíveis e agora podemos revelar que, em média, cada página dos sites que testamos continha 38 violações de acessibilidade. Isso totalizou mais de 700.000 barreiras.

 

É importante: cada barreira impede que uma pessoa com deficiência se engaje com um site, às vezes para serviços essenciais. Alguns dos sites de pior desempenho que testamos incluem um site de anúncios de emprego, um site de comércio electrônico, mantido por um grande provedor de telecomunicações, e um site de uma autoridade fiscal do governo.

 

Um usuário de leitor de tela nos disse: “Na maioria dos sites, chega uma fase em que não é possível usar. Terminei meus estudos recentemente e quando entrei no site de empregos, não consegui me candidatar, porque quando chego ao final da primeira página das vagas não consigo passar para a próxima página. Eu acabo desistindo. ”

 

O FAMOD acredita que o acesso à internet é essencial para pessoas com deficiência. A partir dos resultados de nossa investigação, fica claro que a maioria dos sites, incluindo aqueles que fornecem serviços públicos e essenciais, permanecem amplamente inacessíveis para pessoas com deficiência. Como resultado, planejamos fortalecer o trabalho de advocacia nesta área e esperamos trabalhar com autoridades políticas, o sector privado e doadores como parte desse esforço.

 

Você pode descobrir todas as conclusões da nossa investigação em a11y.co.mz, além de:

  • Fazer e compartilhar nosso questionário de acessibilidade.
  • Mergulhar nos recursos que reunimos para ajudar web designers, desenvolvedores e escritores a criar sites mais inclusivos e acessíveis.
  • Aumentar a consciência sobre a necessidade de uma maior inclusão digital adicionando nosso crachá ao seu perfil do Facebook (basta pesquisar “FAMOD”).
  • Junte-se a nós em um evento virtual no dia 23 de março às 13:00 – inscreva-se para o evento aqui.

Receba actualizações e fique conectado.

Compartilhe este post com seus amigos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Dia Internacional da Mulher

dia internacional da mulher

O Fórum das Associações Moçambicanas de pessoas com Deficiência (FAMOD), associa-se às comemorações do dia Internacional da Mulher, prestando homenagem a todas as mulheres, e

Ler Mais »

Doadores e Parceiros