Mesa Redonda entre Organizações de Pessoas com Deficiência e o Alto Comissariado do Reino Unido em Moçambique

unnamed
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD) organizou, no dia 09 de Março do ano em curso, uma mesa redonda com o Alto Comissariado do Reino Unido em Moçambique.

Esta mesa redonda faz parte de uma iniciativa mais ampla do FAMOD lançada no ano passado que tem por objectivo aproximar os parceiros de cooperação internacional de Moçambique às organizações de pessoas com deficiência. Pretende-se com esta iniciativa fomentar o diálogo e aprendizagem entre as partes no sentido de garantir inclusão e participação das pessoas com deficiência nas políticas nacionais e em programas de cooperação para o desenvolvimento.

O encontro contou com a presença da Alta Comissária do Reino Unido em Moçambique, Sua Excelência NneNne Iwuji- Eme e representantes de organizações de pessoas com deficiência representando diversos grupos. O FAMOD apresentou o contexto actual das pessoas com deficiência em Moçambique, onde destacou as desigualdades estruturais que as pessoas com deficiência enfrentam em Moçambique, que são particularmente acentuadas para grupos como crianças e mulheres com deficiência. As organizações membros do FAMOD colocaram, por sua vez, uma série de perguntas à Alta Comissária relacionadas aos programas de desenvolvimento em Moçambique, com destaque para a área de colecta de dados estatísticos, resposta à emergência e mecanismos de financiamento.

Neste encontro, a Alta Comissária mencionou que o Alto Comissariado iria conduzir em breve uma pesquisa sobre género e inclusão que irá informar o seu novo ciclo de programação no sentido de melhorar a abordagem de diversidade e inclusão.

Receba actualizações e fique conectado.

Compartilhe este post com seus amigos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Artigos Relacionados

Doadores e Parceiros