FAMOD partilha experiências de inclusão digital no FIFAfrica25
O FAMOD participou, entre os dias 24 a 26 de Setembro, na 12ª edição do Fórum sobre Liberdade de Internet em Africa. O evento decorreu em Windhoek, Namíbia, e reúniu representantes de Governos, Parlamentares, sociedade civil, sector privado, indústrias tecnológicas, entre outras instituições, para reflectir sobre os últimos avanços, desafios e oportunidades em torno dos direitos digitais em África.
O FAMOD, representando pelo Oficial de Políticas e Pesquisa, Timóteo Bene, foi orador em duas sessões de debate. No painel "Das Leis à Participação: promovendo os direitos digitais e inclusão de pessoas com deficiência em África", o FAMOD apresentou os desafios, avanços e oportunidades de promoção de acessibilidade digital enfrentados pelas pessoas com deficiência em Moçambique. Apontou para a adopção de padrões das TICs e incorporação da deficiência em iniciativas de transformação digital para como mecanismos para a redução do fosso digital no país.
No segundo painel, intitulado "Tornando os Fundos de Serviço de Acesso Universal Funcionais", o FAMOD reflectiu em torno das oportunidades que a recente revisão do Regulamento do Fundo de Serviço de Acesso Universal cria para realização de direitos digitais de pessoas com deficiência em Moçambique. Destacou que, através da componente de inclusão digital de grupos vulneráveis, este fundo pode promover a acessibilidade digital para pessoas com deficiência por meio de programas de capacitação sobre uso seguro de TICs, desenvolvimento de plataformas digitais acessíveis, bem como a distribuição de tecnologias assistivas.
O FIFAfrica25 demonstrou ser um espaço de verdadeiro engajamento, networking e partilha de experiências em torno dos desenvolvimentos em curso na área de direitos digitais em África.