Implementadores:

Financiado por:

Inclusão Começa na Comunidade

Famod capacita núcleos comunitários de inclusão para promoverem direitos das pessoas com deficiência.

Em 2022, o FAMOD, através das suas associações membro, realizou uma campanha de identificação de pessoas com deficiência nos distritos de implementação do Projecto DIA, disignadamente, Boane, Marracuene, Mandimba e Cidade de Lichinga. Foram identificadas através deste processo cerca de 232 pessoas com deficiência, incluindo homens, mulheres e crianças, com diversas tipologias de deficiência.

Fazendo sequência àquela acção, o FAMOD apoiou as pessoas com deficiência identificadas a estabelecerem núcleos comunitários de inclusão, constituídos pelas pessoas com deficiência identificadas em cada bairro assim como cuidadores e membros da comunidade com interesse na matéria para promoverem o reconhecimento e a observância dos direitos das Pessoas com deficiência a nível da comunidade e servirem de mecanismo de interajuda para a superação dos desafios com que as pessoas com deficiência e seus cuidadores se confrontam no seu dia-a-dia.

Neste contexto, foram constituidos 16 núcleos comunitários de inclusão nos 4 distritos de implementação do projecto, aos quais o FAMOD ofereceu treinamentos sobre Associativismo, Deficiência e Direitos Humanos. As sessões de treinamento ajudaram os membros dos núcleos a compreenderem melhor a deficiência e as suas tipologias, bem como a necessidade de conjugação de esforços entre as Pessoas com deficiência e seus familiares e cuidadores para promover melhor entendimento da deficiência e dos direitos das pessoas com deficiência a nível das comunidades.

Durante as sessões, os grupos foram incentivados a desenvolverem pequenas iniciativas para melhorar a condição de vida dos seus membros. Em resposta, os grupos iniciaram actividades de poupança, e aprendizagem de habilidades para a geração de renda, incluindo sapataria, croché, e produção de tapetes de chão com base em material reciclado.

Projecto D.I.A