FAMOD Reconhecido com Prémio em Responsabilidade Social na 60ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM) 

No âmbito da 60ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), realizada de 25 a 31 de Agosto, o Ministério da Economia, através da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX, IP), reconheceu o Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD) com o Prémio Responsabilidade Social, destacando-se pelo compromisso com iniciativas que promovem a inclusão e a cidadania plena das pessoas com deficiência.  

Nesta 60ª edição da FACIM, o FAMOD tinha como objectivo fazer advocacia e prestar apoio técnico à comissão organizadora do evento a fim de torná-lo mais acessível para pessoas com deficiência, de modo a que estas pudessem explorar as oportunidades que resultam deste evento. O FAMOD também levou mensagens de advocacia junto ao Governo, na pessoa Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, no sentido de garantir que o Regulamento da Lei sobre os Direitos das Pessoas com deficiência inclua obrigações claras sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado laboral.   

Finalmente, o FAMOD interagiu com o sector privado bem como o sector empresarial do Estado no sentido de sensibilizá-los a abrir mais oportunidades para o acesso ao emprego formal e autoemprego para pessoas com deficiência.  

O encerramento chegou com a premiação do FAMOD, como forma de reconhecer o trabalho feito até aqui. Entretanto, os desafios continuam presentes, desde a limitada acessibilidade para pessoas com deficiência no recinto da FACIM até a falta de uma agenda clara de reforma inclusiva para pessoas com deficiência. O FAMOD continuará a trabalhar para que as pessoas com deficiência e suas prioridades não sejam esquecidos.  

Nada para nós sem nós.  

Anterior
Anterior

FAMOD Realiza 3ª Edição da Conferência Anual sobre Deficiência e Direitos Humanos 

Próximo
Próximo

Os Desafios das Mulheres com Deficiência em Moçambique