“Nada para nós sem nós”

Marques SantaMaria Marques SantaMaria

Proposta de Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Pessoa com Deficiência Aprovada na Generalidade pela Assembleia da República

A Assembleia da República aprovou, na generalidade, a Proposta de Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Pessoa com Deficiência em sessão plenária realizada ontem, Quarta-feira, dia 27 de Março. Esta apreciação acontece um ano após a realização de um processo de auscultação pública a nível nacional liderado pelos deputados da Comissão dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social (3ª Comissão) e da Comissão dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e de Legalidade (1ª Comissão)..

Leia mais
Marques SantaMaria Marques SantaMaria

Revisão da Lei Eleitoral Prevista para a Nona Sessão Ordinária da Assembleia da República

A Assembleia da República aprovou para o seu rol de matérias da IX Sessão Ordinária a revisão da Lei Eleitoral.

Com vista a contribuir para o debate da Lei Eleitoral, o Fórum das Associações de Pessoas com Deficiência (FAMOD) remeteu à Assembleia da República um documento de posicionamento em relação à abordagem actual da legislação eleitoral sobre questões da deficiência e avançou recomendações concretas e pontuais para ultrapassar os desafios legais de participação política das pessoas com deficiência no país.

Leia mais
Marques SantaMaria Marques SantaMaria

3ª Comissão da Assembleia da República Aprecia a Proposta de Lei de Promoção e Protecção dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Em comunicado oficial, a Assembleia da República informou que a Comissão dos Assuntos Sociais, do Género, Tecnologias e Comunicação Social (3ª comissão) reuniria-se para apreciar a Proposta de Lei de Promoção e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, submetida pelo Governo em Outubro de 2022. Este exercício deveria resultar na emissão de um parecer sobre a mesma Proposta fundamentando os passos seguintes que o Parlamento deverá tomar para a aprovação da Lei.

Leia mais
Marques SantaMaria Marques SantaMaria

 FAMOD Participa no Teste do Sistema do Recenseamento Eleitoral

No âmbito da preparação do recenseamento eleitoral previsto para o período de 15 de Março a 28 de Abril do corrente ano, o Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD) participou a 01 de Fevereiro, no teste do sistema de recenseamento eleitoral realizado nos escritórios do STAE Central, em Maputo.

Leia mais
Marques SantaMaria Marques SantaMaria

FAMOD Apresenta Oficialmente o Laboratório de Acessibilidade em Maputo

No âmbito da realização de eleições 2023-2024, o Fórum das Associações Moçambicanas de Pessoas com Deficiência (FAMOD) está a implementar diversas iniciativas para a inclusão de pessoas com deficiência, visando promover a participação destas em todas as fases e actividades eleitorais.

Leia mais
Marques SantaMaria Marques SantaMaria

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA QUEREM GARANTIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI SOBRE OS SEUS DIREITOS. 

Iniciou esta terça-feira, dia 07 de Fevereiro o processo de auscultação pública sobre a Proposta de Lei de Promoção e Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, cobrindo as províncias de Niassa, Zambézia e Sofala. Este boletim traz algumas incidências que permitem acompanhar este processo de auscultação. Para esta edição o boletim irá abordar “A apreciação geral que as Pessoas com deficiência fazem da Proposta de Lei, nos debates que marcaram o primeiro dia”.

Leia mais